Características:
– Fraco desenvolvimento da atenção
– Falta de capacidade para brincar com outras crianças
– Atraso no desenvolvimento da fala e escrita
– Atraso no desenvolvimento visual
– Falta de coordenação motora
-Dificuldade em aprender rimas/canções
– Falta de interesse em livros impressos
– Dificuldade em acompanhar histórias
– Dificuldade com a memória imediata e a organização em geral
– A pronúncia ou a soletração de palavras monossilábicas é uma dificuldade evidente
– Inversão de palavras de maneira parcial ou total. Exemplo: A palavra “casa” é lida como “saca”.
– Inversão das letras e números. Exemplo: “p” por “b”; “3 por “5”
– Alteração na ortografia em função de alterações no processo auditivo
– Cometem erros na separação das palavras
– Dificuldades em distinguir esquerda e direita
– Alteração na sequência das letras que formam as sílabas e palavras
– Dificuldades na matemática
– Pobreza de vocabulário
– Escassez de conhecimentos prévios (memória de longo prazo)
– Falhas na elaboração de orações complexas e na redação espontânea
– Copiam as palavras de forma errada mesmo observando na lousa como são escritas.
-Lentidão na leitura e escrita
-Decodificam as palavras, mas não as compreendem